sábado, 6 de dezembro de 2014

 
DICIONÁRIO DE CULINÁRIA  

Abacate: Rico em fibra, fonte de potássio e vitaminas B6 e E. Embora muito calórico, devido ao elevado teor de gordura, este fruto é excelente para a confecção de molhos, como por exemplo, guacamole.

 

Abacaxi: Apresenta elevados teores de água e fibra e fornece vitamina C. Combina muito bem em saladas, sobremesas, pizas ou pratos de carne.

 ABÓBORA: Fruto da aboboreira. Excelente tanto para pratos salgados como para doces.

 

ABOBRINHA (em Português Courgette) : Variedade de abóbora. Prepara-se ensopada, frita, refogada, grelhada.


ABRICÓ: O mesmo que damasco. Fruta seca com acentuado sabor azedo. Ótima para doces e recheios de bolos. Antes de prepará-la, convém colocá-la de molho por algumas horas. E também um ótimo fruto para comer simples.

 

ACELGA: Verdura com folhas muito desenvolvidas, com talo branco, largo. Tanto as folhas como o talo são comestíveis. 

 
ACIDULAR: Acrescentar sumo de limão ou vinagre à água em que se deve clarear ou amaciar alguma verdura ou carne, ou para que os grãos de arroz fiquem separados depois de cozidos, ou para fazer ovos pochés, etc.
 
  AÇÚCAR MASCAVADO: Açúcar comum, não refinado, de cor escura. Húmido e meio grosso. 





 AÇÚCAR BAUNILHADO: Também conhecido como açúcar de baunilha. Usado em caldas e doces, como aromatizante.

 
 AÇÚCAR EM PÓ: Açúcar muito fino, usado para confeitar doces e bolos.

 
  AFERVENTAR: Cozinhar ligeiramente em água fervente ou outro líquido.

 

 AGRIÃO: Planta que cresce em terreno alagadiço. Ótima para saladas.
Folhas verdes riquíssimas em vitamina K, essencial para o processo de coagulação sanguínea.



AIPO: Planta herbácea é uma fonte de potássio. O aipo comercializado em Portugal (talos e folhas verde) é aproveitado para condimentar caldos e saladas.  Em pó, é empregado como condimento.

 

ALCACHOFRA: Planta hortense. Prepara-se frita ou recheada, cozinhando-se antes em água e sal. Quando muito tenra, também pode ser consumida crua, em saladas. Pobre em calorias e rica em ácido fólico e potássio, é excelente fonte de fibra insolúvel – inulina – auxiliar no alívio da prisão de ventre. 
A época da alcachofra é entre Abril e Junho.
 Resultado de imagem para alface
 ALFACE: Planta hortense usada em saladas. Existem alfaces lisas, repolhudas e amargas.
 
 Resultado de imagem para alho
 ALHO: Bulbo formado por pedaços pequenos, denominados dentes. Caracteriza-se por um cheiro muito ativo. É um dos temperos indispensáveis na cozinha. Vários estudos demonstram o seu efeito na redução do risco de vários tipos de cancro, nomeadamente do tracto gastrointestinal. Consumir um dente de alho por dia contribui para a saúde do coração, cérebro e vasos sanguíneos e ainda afugenta alguns tipos de cancro.

Alho Francês: Confere um sabor leve a cebola às suas sopas e refogados. É fonte de vitaminas B1, B6, C, ácido fólico e fornece ainda alguma fibra e minerais.Estudos indicam que o seu consumo tem um efeito protetor no cancro do estômago, ajudando ainda no controlo dos níveis de colesterol. É utilizado em sopas, saladas,etc.


Alperce: Fruto pequeno, de cor laranja dourada. É suave e doce, mas não muito sumarento. O seu sabor encontra-se entre o do pêssego e o da ameixa, frutos dos quais é próximo.
Contém alto teor de fibra.

 Resultado de imagem para ameixa branca

AMEIXA BRANCA: Mais doce do que os outros tipos de ameixa, a ameixa branca é também um ótimo hidratante natural. Fresca e sumarenta, é deliciosa ao natural ou em sobremesas.

 

AMEIXA AMARELA: A ameixa comida ao natural é saborosa e nutritiva. Podem ser cozinhadas no forno ou escaldadas antes de as cozinhar certifique-se que não estão demasiado maduras. São agradáveis em saladas de fruta, sobremesas, molhos, geleias e bolos.


AMEIXA VERMELHA:Carnuda e sumarenta, é muito apreciada pelo seu inconfundível paladar doce e ligeiramente ácido. Perfeita para saborear ao natural ou em doces e compotas.

 

AMEIXA PRETA: Fruta usada em doces e bolos, podendo também ser recheada, depois de retirado seu caroço e é também comida ao natural.
















Sem comentários:

Enviar um comentário