terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Moluscos e Crustáceos

 
A palavra marisco engloba dois grupos distintos de animais marinhos comestíveis: os moluscos e os crustáceos. Os primeiros seres de corpo mole, protegidos por uma concha, com uma ou duas valvas, denominados por univalves ou bivalves, respetivamente. Os crustáceos incluem todos aqueles cujo corpo é coberto por uma carapaça, que renovam várias vezes ao longo das suas vidas.
Com um elevado teor de proteínas, vitaminas e sais minerais e com poucas calorias, os mariscos são autênticos concentrados de nutrientes, sendo por isso um alimento excelente, para além de muito apreciado. O maior inconveniente dos mariscos é a probabilidade de desencadearem reações alérgicas em pessoas propensas para tal e o perigo de intoxicações alimentares, quando estes não são frescos. Daí a necessidade de certificar-se sempre da sua frescura antes de consumir.

Como comprar e conservar
* Escolha sempre moluscos de aspeto fresco e saudável. Evite aqueles que se apresentem abertos, secos ou com um odor desagradável.

* Verifique os bivalves antes de os preparar e rejeite aqueles que tiverem as conchas abertas, mesmo depois de as pressionar um pouco com os dedos, pois certamente estão mortos.

* Se entender congelar moluscos, coza-os, retire-lhes a casca e congele-os depois, dentro de saco próprio ou numa embalagem de plástico bem fechada. Conservam-se durante 3 meses.

* Não os descongele antes de serem cozinhados. Leve-os diretamente ao lume, pois assim evitará contaminações e perdas de nutrientes.


* Escolha crustáceos pesados e compactos. Uma forma de saber se eles possuem bastante carne é abaná-los. Se sentir líquido no interior, é sinal de que a carne é pouca.

* Depois de os comprar, consuma-os no máximo em 24 horas ou de preferência no próprio dia em que os adquiriu. Se não os cozinhar de imediato, guarde-os no frigorífico num saco bem fechado.

* Sempre que seja possível, adquira-os ainda vivos. Assim terá mais garantias da sua frescura e os eu sabor é mais rico.

Dicas e conselhos

* Antes de cozinhar os bivalves, lave-os muito bem e deixe-os de molho em água com sal durante 2 horas, para que soltem toda a areia e outras impurezas. Pode também juntar farinha à água, em vez de utilizar sal. Depois, lave-os novamente antes de os levar ao lume.

* Durante a cozedura, todos os bivalves devem abrir as suas conchas. Se isso não acontecer e estas permanecerem fechadas, não os coma.

* Nunca coma moluscos crus, caso contrário corre o risco de se expor a contaminações de germes que apenas são destruídos após uma cozedura de, pelo menos, seis minutos.

* Frite sempre os camarões com a casca, pois quando fritos sem casca perdem muito do seu sabor. Depois de os descascar, elimine a tripa preta que têm ao longo do dorso, com a ajuda de um palito.

* Aproveite as cascas e cabeças dos crustáceos para preparar caldos e molhos, ideais para acompanhar pratos de peixe.

Informação nutricional
OSTRA
Cada 100 g de carne contém 8.6 g de proteínas, 1.7 g de gordura, 3.9 g de hidratos de carbono e 65 Kcal. Constitui uma excelente fonte de vitamina B12, vitamina E e niacina. Fornece sais minerais, entre os quais zinco, cobre, ferro, potássio, selénio e iodo.

MEXILHÃO
Cada 100 g de miolo contém 12 g de proteínas, 1.5 g de gordura, 2 g de hidratos de carbono e 70 Kcal. Fornece vitamina B12, vitamina E, riboflavina e ácido fólico. Ricos em ferro, iodo e selénio.

AMÊIJOA
Cada 100 g de miolo contém 13.2 g de proteínas, 1.3 g de gordura, 1.6 g de hidratos de carbono e 71 Kcal. Por serem ricas em colestrol, convém consumí-las com moderação, no caso de ser propenso para níveis altos desta gordura.

BÚZIO
Cada 100 g de búzios frescos contém cerca de 20.8 g de proteínas, 1.4 g de gordura, 2.5 g de hidratos de carbono e 206 Kcal. São também muito ricos em fósforo, cálcio, ferro e cobre, fornecendo ainda vitaminas B1, B2 e PP.

VIEIRA
Cada 100 g de miolo de vieira contém 13.3 g de proteínas, 0.9 g de gordura, 0.7 g de hidratos de carbono e 64 Kcal. São ricas em vitaminas B12, niacina, selénio, potássio e zinco.

LAVAGANTE
Cada 100 g de carne de lavagante contém 22.6 g de proteínas, 0.8 g de gordura, 0.5 g de hidratos de carbono e 99 Kcal. É rico em sais minerais, nomeadamente fósforo e cálcio e vitaminas do grupo B.

SAPATEIRA E SANTOLA
Cada 100 g de carne contém aproximadamente 16 g de proteínas, 1 g de gordura, 0.9 g de hidratos de carbono e 77 Kcal. São uma boa fonte de minerais como o potássio, magnésio e zinco, vitaminas B6, ácido pantogénico e riboflavina.

CAMARÃO, GAMBA E LAGOSTIM
Cada 100 g de carne cozida deste crustáceos contém cerca de 20 g de proteínas, 1 g de gordura e 0.3 g de hidratos de carbono. O seu valor calórico varia entre as 89 e 95 Kcal. Todos eles fornecem quantidades razoáveis de sais minerais, vitamina B12 e niacina.

LAGOSTA
Cada 100 g de lagosta cozida contém cerca de 20.6 g de proteínas, 0.8 g de gordura, 0.2 g de hidratos de carbono e 90 Kcal. Fornece também alguns minerais como fósforo, ferro e cálcio e vitaminas B1, B2 e PP.



Os nutrientes do marisco
Os vários tipos de marisco são verdadeiras fontes de nutrientes essenciais. Grande parte deles fornecem vitamina B, que é necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável. Fornecem também zinco,  que é um elemento importante para a produção de proteínas, cicatrização de feridas e desenvolvimento dos órgãos do aparelho reprodutor. O marisco possui igualmente outras vitaminas e minerais, em maior ou menor proporção, incluindo as vitaminas B1, B2 e niacina, selénio, cálcio, magnésio e iodo.

Sem comentários:

Enviar um comentário